Como

EXPORTAR

A exportação é um processo que pode deixar o empresário inseguro se não houver um cuidado e um planejamento adequado para todo o processo.

Para isso, é importante entender corretamente como se desenvolve um processo de exportação, e assim, planejar adequadamente e aproveitar novos mercados.

PASSO 1: ELABORAÇÃO DE PREÇOS

O processo para exportação começa antes de qualquer contato com o exterior. É preciso elaborar corretamente o preço de venda ao exterior. Essa etapa é fundamental para assegurar a competitividade e a viabilidade da operação. Muitos impostos, custos logísticos e operacionais devem ser cuidados.

PASSO 2: IDENTIFICAÇÃO DE MERCADO

Depois que você desenvolve uma estratégia para a sua exportação, o passo mais importante é: localizar quem queira e possa comprar seu produto. Essa etapa é essencial para que a sua exportação acontece de maneira sustentável a longo prazo. Conhecer os mercados e as empresas locais poderá fazer toda a diferença nessa etapa.

PASSO 3: NEGOCIAÇÃO E PEDIDO

Com a definição de preços e localização do mercado potencial, inicia-se uma fase de apresentação do produto e negociação das condições comerciais. Ao final desta etapa, o importador deverá emitir um pedido para a emissão da Proforma Invoice, documento oficial de uma operação internacional de comércio.

PASSO 4: RECEBIMENTO E EMBARQUE

Após a confirmação do pagamento por parte do importador e tendo a carga já disponível, inicia-se o processo de cotação de frete internacional, buscando sempre a redução de custos operacionais, que incidirão diretamente no custo final e consequentemente na competitividade do produto. Para reger essa operação, é importante ter o conhecimento do ICONTERM, que é um Termo Internacional de Comércio, onde se determina responsabilidades do importador e do exportador em cada operação.

PASSO 5: INÍCIO DA OPERAÇÃO LOGISITCA

Depois de tudo aprovado, selecionado e contratado, inicia-se o processo de embarque da mercadoria, em que é preciso planejar toda a operação: container vazio, estufagem e transporte dele ao porto. A eficiência nesta operação também é fundamental.

PASSO 6: EMISSÃO DA INVOCE E PACKING LIST

Quando o carregamento é feito, o importador precisará receber um Draft da Commercial Invoice e também um Packing List, que retrata toda a mercadoria que foi carregada para o transporte. Sem estes documentos, o importador não conseguirá receber a mercadoria no país de destino.

PASSO 7: ACOMPANHAMENTO DO DESPACHO

Inicia-se então um processo de acompanhamento do despacho, aguardando o desembaraço da carga e autorização para o embarque.

Como você pode ver, apesar de simples, o processo de exportação é bastante burocrático e pode oferecer diversos desafios, mesmo para empresas que já tem experiência nesta operação. Por isso, nosso time está à disposição para atendê-lo em todo o Brasil, auxiliando a levar seus produtos para qualquer lugar do mundo. Clique aqui e solicite uma cotação.

Enviar Mensagem
Chame no whats
Olá, Como podemos te ajudar?