Como

IMPORTAR

O processo de importação começa muito antes da movimentação de carga propriamente dita. É preciso preparar todo o processo, a empresa, o fornecedor e garantir que tudo corra bem, evitando dores de cabeça imensas que um processo mal elaborado pode ocasionar.

Para empresas que ainda não importam, esse processo pode ser ainda mais complicado e desafiador. Mas com os devidos cuidados, sua empresa poderá passar ao hall de importadores brasileiros.

Por isso, montamos um passo-a-passo explicando o processo geral de importação, para que você tenha mais tranquilidade ao iniciar a jornada da sua empresa. Vamos conhecer?

PASSO 1: Busca e desenvolvimento de potenciais fornecedores

Quando sua empresa decide que é hora de iniciar a importação de algum material, o primeiro desafio é exatamente saber: de quem comprar? Para isso, é preciso elaborar um projeto de viabilização do produto de diferentes fornecedores, avaliando todos os custos até a chegada da mercadoria até a sua empresa.

Com os custos avaliados e validados, é preciso solicitar amostras, se for o caso, para garantir que a especificação do produto está de acordo com a necessidade e o combinado.

E por fim, após a aprovação de amostras, é importante fazer uma avaliação e auditoria do fabricante, para garantir a disponibilidade de estrutura, capacidade produtiva e o potencial que o fornecedor tem. Esta auditoria deve ser feita in loco, principalmente com fornecedores chineses.

PASSO 2: Habilitação no Radar (SISCOMEX)

Quando a empresa deseja importar, é preciso fazer a sua habilitação no sistema Radar SISCOMEX, e existem duas classificações da empresa para as operações de importação:

MODALIDADE LIMITADA

Quando a capacidade financeira da empresa para realizar operações de importações for estimada pela Receita Federal em um valor igual ou inferior à U$150.000,00, ou equivalente em outra moeda, o declarante estará sujeito à habilitação no Siscomex na Modalidade Limitada.

Nessa modalidade, o declarante de mercadorias poderá realizar, a cada 6 meses consecutivos, operações de importação até o limite de:

  • US$ 50.000,00, ou o equivalente em outra moeda, caso sua capacidade financeira estimada seja igual ou inferior a esse valor
  • US$ 150.000,00, ou o equivalente em outra moeda, caso sua capacidade financeira estimada seja superior ao limite da faixa anterior e igual ou inferior ao limite desta faixa.

MODALIDADE ILIMITADA

O declarante das mercadorias, cuja capacidade financeira for estimada pela Receita Federal em um valor superior a U$ 150.000,00 para realizar operações de importação a cada 6 meses consecutivos, será habilitado na modalidade Ilimitada e não estará sujeito a limites de operação, seja para importação ou exportação.

Os valores contabilizados são CIF, ou seja, é o valor da mercadoria somado com o valor do frete internacional e do seguro da carga.

Para a habilitação no Radar, será necessário também os certificados digitais da empresa e dos sócios (e-CPF e e-CNPJ).

Essa habilitação será concedida ou não pela Receita Federal do Brasil, que fará sua avaliação sobre a empresa solicitante, inclusive para determinar a modalidade e os valores permitidos.

PASSO 3: FECHAMENTO DE CÂMBIO

Depois que você já sabe de quem importar e está habilitado para essa operação pelo Radar SISCOMEX, chegou a hora de providenciar o pagamento. Ele deve ser feito através do fechamento de câmbio com uma corretora especializada, para garantir a seriedade e a agilidade do processo.

PASSO 4: ACOMPANHAMENTO DA PRODUÇÃO

Para garantir que tudo saia dentro das expectativas e das tratativas feitas entre o importador brasileiro e o exportador estrangeiro, é preciso fazer o acompanhamento constante do processo de produção do material encomendado. Isso permite acompanhar a eventual necessidade de ajustes no prazo de entrega ou mesmo no processo produtivo para assegurar a qualidade.

PASSO 5: COTAÇÃO E CONTRATAÇÃO DO FRETE

Enquanto sua mercadoria é produzida, é necessário providenciar todo o frete internacional, que pode envolver trajetos dentro do país de origem, frete marítimo ou aéreo o frete no Brasil. Avaliar todos os trechos e possibilidades é um fator que pode influenciar muito no custo total da mercadoria.

PASSO 6: ACOMPANHAMENTO DE EMBARQUE

Para assegurar sua encomenda, é preciso acompanhar todo o processo de porta a porta.

PASSO 7: DESEMBARAÇO ADUANEIRO

Uma vez que o material chega ao Brasil, ele será verificado na aduana quanto a necessidades de documentação especial, recolhimento de impostos e outros requisitos que possam ser necessários a cada importação. Contar com um bom despachante aduaneiro ajudará e muito a sua empresa a evitar custos desnecessários e perder tempo com o produto parado em um porto ou aeroporto.

Mas fique atento! Além de oferecer apoio para a sua empresa em todos os passos acima, a CIMEX oferece ainda follow-up constate de toda a operação, para que você esteja sempre ciente do andamento da importação. Também oferece uma análise de concorrentes, para que você tenha maior potencial de otimização e competitividade.

Se você tem interesse em saber mais sobre os serviços que a CIMEX pode oferecer para sua empresa começar a importar, clique aqui e mande a sua mensagem.

Mas e para empresas que já importam,
o que a CIMEX pode oferecer?

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE IMPORTAÇÃO
Auxiliamos você a levantar, identificar e otimizar custos do processo de importação.

PROGRAMAÇÃO DE EMBARQUE
Analisamos junto com a sua equipe a programação de embarques mensais de mercadoria, para posteriormente iniciar o processo junto aos exportadores.

COTAÇÃO DE FRETE
Nossa experiência e rede de parceiros é colocada a favor da sua empresa para encontrar a melhor solução logística, buscando o melhor custo/benefício para você no frete internacional.

ACOMPANHAMENTO DE EMBARQUE
Nosso time acompanha o processo de embarque da sua mercadoria no continente asiático para que você tenha muito mais segurança no processo.

FOLLOW-UP
Relatórios frequentes de acompanhamento do processo de importação, do início ao fim do processo.

ANÁLISE DE CONCORRENTES
Analisamos o mercado incluindo os principais concorrentes da sua empresa, para buscas as melhores oportunidades e aumentar a sua competitividade.

Enviar Mensagem
Chame no whats
Olá, Como podemos te ajudar?